Importância Pós Tratamento
09/05/2025

Pós-tratamento.
Esta direção de tratamento é fundamentada no modelo de Gerenciamento de Caso, que tem por objetivo ajudar o paciente a conduzir todos os setores da sua vida, manter sua abstinência através de mediações entre família e sociedade, desenvolver rede de apoio com profissionais Médicos, Psicólogos e Terapeutas.
Este tratamento tem a intenção de devolver o equilíbrio para a vida do paciente e seus familiares.
Também é muito importante frisar o acompanhamento de um profissional médico nestes casos, tanto clínico como psiquiátrico.
É obrigatório, se solicitado pelo Profissional Médico, a realização de exames clínicos em geral para atestar a saúde da paciente.
Também são realizados testes toxicológicos rápidos com resultados obtidos em 3 minutos para incentivar a continuidade da recuperação do (a) paciente e tranquilizar a família, evitando desgastes e situações que possam gerar estresse desnecessários.
Considera-se parte deste modelo a realização de testes toxicológicos nos atendimentos para ajudar a conduzir o comprometimento do paciente e a tranquilidade da família.
Importante considerar que a necessidade de acompanhamento de médico psiquiatra se dá pela razão do grau de dependência e patologias coexistentes, sendo às vezes necessária a administração de medicamentos para auxiliar em possíveis crises de abstinência, crises de ansiedade, depressão ou outros sintomas.
De um modo geral, toda esta direção depende do andamento e desenvolvimento do caso, o tratamento é adaptável às realidades apresentadas e evoluídas.
Adequados cuidados com a saúde é fator importante para prevenção.
O mais importante é voltar a atenção aos aspectos biopsicossociais, identificar e direcionar sentimentos, aspirações e expectativas, encontrar alternativas de prazer, avaliar seus convívios sociais, conscientizar as prioridades e incentivar a busca de identidade, autoafirmação e autoestima.
Sabendo que o uso e abuso de substâncias entorpecentes, inclusive o álcool, decorre de uma série de fatores associados, deve-se inicialmente concentrar um trabalho de conscientização através de atendimentos de cunho informativo e terapêutico com a paciente e com seus familiares a fim de orientar e formar uma rede de intervenção imediata e eficaz.
Durante e após as abordagens serão avaliados o desenvolvimento e a prática de tudo aquilo que está sendo apresentado pelos profissionais durante todo o processo do tratamento, pois a vivência em um local desprotegido, expõe o indivíduo a substâncias e aos problemas sociais de um modo geral.
Todo material usado neste trabalho, será elaborado e adaptado a todas as situações de vida que se apresentar durante o acompanhamento visando sempre a evolução e a emancipação de vida de forma que a convivência seja equilibrada em todos os sentidos.
Haverá momentos em que o poder de decisão será fator decisivo nas experiências vividas, pois na maioria das vezes decidir por algo implica em renunciar a outra coisa e saber o que fazer e como fazer, é uma grande virtude, e na intenção de tornar estas decisões acertadas, equilibradas e protegidas de conflitos internos e externos, atentarmos a estes aspectos:
Aspectos Familiares:
Este tópico será direcionado especialmente aos familiares que convivem diretamente com o paciente, onde, através de investigação sócia familiar, e atendimentos de cunho informativo e terapêuticos buscará atender as necessidades de ambos os lados, para que sempre haja comportamentos aceitáveis e saudáveis e que todos vivam em harmonia e união.
Ainda neste âmbito, observar situações de facilitação rápidas e próximas ao paciente, onde deverá ser relatado de forma simples e objetiva tudo que possa oferecer risco para este momento.
E por fim, aconselhar e falar das expectativas da família, trazendo todos para a realidade, para que não haja frustrações e cobranças desnecessárias.
Últimas postagens

