BUSCA DO PRAZER TOTAL
08/05/2025

Fica difícil imaginar que o álcool e as outras drogas haja só no centro de prazer sem perturbar os demais mecanismos bioquímicos do cérebro, que é um órgão complexo e evolutivamente preparado para vivenciar muitas formas de prazeres sutis. Para tais estímulos, está aparelhado. Para os advindos das drogas, não está. A busca do prazer é uma característica positiva do ser humano. No caso do álcool e as outras drogas, porém, ao querer superar a própria biologia por um artifício grosseiro, ele acaba se empobrecendo. O desejo de intensificar o prazer ao máximo empurra o homem para uma guerra que jamais será vencida se não encarar a recuperação o mais rápido possível.
1. Complexidade Cerebral x Drogas
- O cérebro humano é um órgão evolutivamente preparado para experimentar prazeres sutis, como o afeto, a realização pessoal e a convivência social.
- As drogas agem de maneira brusca e artificial, perturbando o equilíbrio natural dos sistemas bioquímicos cerebrais, especialmente o de recompensa.
2. A Ilusão do Prazer Máximo
- A busca do prazer é natural e saudável, mas as drogas oferecem uma via de prazer intenso e imediato, o que não é compatível com a biologia humana.
- O uso de substâncias engana o cérebro, gerando prazer intenso no curto prazo, mas empobrecimento emocional e neurobiológico no longo prazo.
3. A "Guerra" Perdida
- O indivíduo entra numa luta contra sua própria natureza ao tentar obter prazer absoluto com drogas.
- A única forma de interromper esse ciclo é reconhecer o problema e buscar a recuperação o quanto antes.
Últimas postagens

